Santo Amaro
Jardim Infância (Pré-escolar) - Capacidade 100 utentes
A educação pré-escolar, de acordo
com a Lei de Bases do Sistema Educativo Português,
destina-se às crianças com idades compreendidas entre os 3
anos e a idade de ingresso no Ensino básico, definindo-se,
de acordo com a mesma fonte, como a primeira etapa da
educação básica ao longo da vida.
De acordo com esta directiva, O Centro Social Paroquial de
Oeiras disponibiliza no Jardim de Infância de Santo Amaro um
espaço de aprendizagem, pessoal competente e experiente, cumprindo
as mais recentes orientações de higiene e segurança
proporcionando ás crianças um ambiente de convívio e de
aprendizagem onde o formal se mistura com o expressivo e o
lado estético se conjuga com o criativo.
Pretendemos ser uma escola dinâmica que reflicta e responda
às necessidades dos Pais e Encarregados de Educação e que pense
nas crianças como os sujeitos do
acto educativo.
Distinguimo-nos por critérios e princípios educativos que
privilegiam os afectos, o desenvolvimento da auto-estima e
autonomia, a educação moral e religiosa, a criatividade, o
gosto pelo conhecimento e o pensamento crítico a educação
para a cidadania, para a tolerância, para os valores
democráticos, preocupando-nos com o desenvolvimento global
da criança como os homens e mulheres de amanhã.
Centro de Actividades de Tempos Livres (CATL) - Capacidade 86 utentes
As Actividades de Tempos Livres do
Centro Social Paroquial de Oeiras, destina-se a receber
durante o dia, crianças que frequentam o primeiro ciclo, nos
períodos em que não permanecem na escola. O nosso CATL
trabalha directamente com a escola Escola EB1 Conde de
Ferreira de Oeiras.
A finalidade principal do CATL é a ocupação dos tempos livres
das crianças num espaço lúdico que promova na criança a
criatividade, a descoberta, o espírito crítico, o convívio e
a autonomia.
O CATL procura ser um espaço (tempo) entre a Escola e a
Família, sem pretender substituir nenhum deles. A sua
intervenção educativa visa favorecer e privilegiar um
ambiente acolhedor, estimulante e desafiador e também
promover estratégias e desenvolver actividades adequadas às
idades e características de cada criança, tendo sempre como
referencia a identidade social, afectiva e cultural de cada
uma delas.